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%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/mtc-m21b/2016/11.07.17.54
%2 sid.inpe.br/mtc-m21b/2016/11.07.17.54.20
%T Um novo processo para melhorar a dependabilidade de sistemas espaciais entre as fases de planejamento e projeto detalhado incluindo extensões do Diagrama de Markov (DMEP) e da FMECA (FMEP) a projetos
%J Proposing a new process for improving the dependability of space systems in the phases of planning to detailed design, including extensions of Markov Diagrams (DMEP) and FMECA (FMEP) to projects
%D 2017
%8 2016-11-23
%9 Tese (Doutorado em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais)
%P 344
%A Rabello, Ana Paula de Sá Santos,
%E Kienbaum, Germano de Souza (presidente),
%E Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (orientador),
%E Perondi, Leonel Fernando,
%E Bogossian, Otávio Luiz,
%E Moreira, Fernando José de Oliveira,
%E Teixeira, Adilson Jesus,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K confiabilidade, disponibilidade, manutenabilidade, dependabilidade, fluxo de processo, reliability, availability, maintainability, dependability, process flux.
%X Sistemas complexos e/ou altamente integrados necessitam da (1$^{a}$ motivação): avaliação da Dependabilidade (Confiabilidade, Manutenabilidade, Disponibilidade, etc.) durante todo o seu ciclo de vida. Os projetos destes sistemas possuem três conjuntos fundamentais de atividades: gerenciais, técnicas e de qualidade. Estas atividades são organizadas em processos. A literatura recente aponta que as funções, responsabilidades, e autoridades do Gerenciamento de Projetos e da Engenharia de Sistemas estão fortemente acopladas. Representantes do Project Management Institute (PMI) e do \emph{International Council on Systems Engineering} (INCOSE) compartilham a opinião que o Gerenciamento de Projetos e a Engenharia de Sistemas compartilham objetivos vitais, mas reconhecem também que (2$^{a}$ motivação): há muitos anos existe uma barreira cultural entre o Gerenciamento de Projetos e a Engenharia de Sistemas. Consequentemente, o trabalho conjunto muitas vezes tem maior custo, necessita de mais tempo e fornece uma solução não ótima para o cliente ou usuário final. A \emph{Defense Acquisition University} (DAU) após uma extensa análise estatística baseada em projetos do \emph{U.S.Department of Defense} (DoD), concluiu que (3$^{a}$ motivação): o crescimento do custo comprometido do projeto é muito maior que o custo despendido nas fases iniciais; e também que o custo para eliminar os defeitos é menor nas fases iniciais do projeto. Particularmente, o INPE necessita que (4$^{a}$ motivação): se melhorem os processos atuais de gerenciamento e engenharia de subsistemas de satélites, por exemplo, incorporando o que há de melhor nos processos do PMI e INCOSE, e nos padrões da ECSS (seguidos pelo INPE). Assim, neste trabalho o problema que se objetiva resolver é reduzir as não conformidades e retrabalhos dos aspectos de Dependabilidade de um sistema, advindas de análises tardias ou inexistentes e da interação pouca ou inexistente entre o Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Sistemas, propondo um novo processo para melhorar a Dependabilidade de sistemas espaciais entre as Fases de Planejamento e Projeto Detalhado, incluindo extensões do Diagrama de Markov (DMEP) e da FMECA (FMEP) a projetos. Isto inclui: antecipar análises, acrescentar análises aos processos examinados, aumentar a colaboração entre o Gerenciamento de Projetos e a Engenharia de Sistemas, conectá-las a técnicas e exemplificar seu suporte com uma ferramenta. Considerando o exposto acima e o foco principal nos projetos de subsistemas de satélite desenvolvidos pelo INPE, uma aplicação e avaliação do novo processo são realizadas através de um estudo de caso referente aos satélites do programa \emph{China-Brazil Earth Resources Satellite} (CBERS). Os resultados obtidos e suas avaliações sugerem que o processo e as adaptações propostas são corretos e vantajosos em tais aplicações e admitem inúmeros aperfeiçoamentos futuros. ABSTRACT: Complex and/or highly integrated systems require the (1$^{st}$ motivation): evaluation of Dependability (Reliability, Maintainability, Availability, etc.) throughout their life cycle. The designs of these systems have three main sets of activities: managerial, technical and quality. These activities are organized in processes. The recent literature suggests that the functions, responsibilities, and authorities of the Project Management and the Systems Engineering are strongly coupled. The Project Management Institute (PMI) and the International Council on Systems Engineering (INCOSE) leaders share the opinion that the Project Management and the Systems Engineering share vital goals, but also recognize that (2$^{nd}$ motivation): for many years there is a cultural barrier between the Project Management and the Systems Engineering. Consequently, the joint work often has a higher cost, requires more time and provides a non-optimal solution for customers or end users. The Defense Acquisition University (DAU), after an extensive statistical analysis based on projects of the U. S. Department of Defense (DoD), concluded that (3$^{nd}$ motivation): the growth of the committed project cost is much greater than the cost spent in the initial stages; and also the cost to eliminate the defects is smaller in the initial stages of project. Particularly, INPE requires that (4$^{nd}$ motivation): we improve the current management and engineering processes of satellite subsystems, for example, incorporating the best of the PMI and INCOSE processes, and the ECSS Standards (followed by INPE). So, in this work the problem which we aim to solve is to reduce non-conformities and rework aspects of Dependability of a system, arising from late or non-existent analysis and little or non-existent interaction between the Project Management and the Systems Engineering by proposing a new process for improving the Dependability of space systems in the Phases of Planning to Detailed Design, including extensions of Markov Diagrams (DMEP) and FMECA (FMEP) to projects. This includes: to anticipate analysis, add analyses of the examined processes, increase collaboration between the Project Management and the Systems Engineering, connect them to techniques and exemplify their support with a tool. Considering the above and the main focus in satellite subsystems projects developed by INPE, an application and evaluation of the new process will be carried out through a case study of the satellites of the program China-Brazil Earth Resources Satellite (CBERS). The results obtained suggest that the proposed process and extensions are advantageous in such applications and admit numerous future improvements.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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